O secretário de Estado da Saúde do Maranhão, Tiago Fernandes, foi ovacionado por profissionais da saúde durante o Congresso Estadual Cuidar de Todos – Atenção Primária, realizado nesta quarta-feira (9), no Multicenter Sebrae, em São Luís. O reconhecimento foi uma demonstração clara do respeito e admiração por seu empenho incansável na transformação da saúde pública no estado.
Após apresentar um panorama dos avanços promovidos pelo Governo do Maranhão, com foco na ampliação e qualificação da Atenção Primária, Tiago Fernandes foi aplaudido de pé pelas centenas de profissionais presentes, emocionados com suas palavras firmes e impactantes.
O secretário também destacou os investimentos contínuos na melhoria da infraestrutura das unidades de saúde, na capacitação das equipes e no fortalecimento da parceria entre Estado e municípios. As ações vêm consolidando uma rede de atenção mais eficiente, resolutiva e humanizada, com foco no cuidado integral à população.
“Nunca nenhum governador investiu mais de 15 milhões de reais na entrega de equipamentos para mais de 2.100 Unidades Básicas de Saúde e para as mais de 2.500 Estratégias de Saúde da Família. A nossa cor aqui é branco e azul – é o SUS do Maranhão.”
A ação integra o programa Cuidar de Todos, uma iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde (SES-MA) que tem como objetivo fortalecer a Atenção Primária à Saúde (APS), melhorar os resultados de saúde, ampliar o acesso e apoiar os municípios com políticas inovadoras.
Durante o evento, foram entregues mais de 15 mil equipamentos para unidades de saúde em todas as regiões do estado. A medida reforça o compromisso do governo com a melhoria da estrutura de atendimento e o cuidado com a população maranhense.
Resultados e ações do programa incluem:
Melhoria dos indicadores de APS;
Entrega de insumos e kits de saúde bucal às UBSs;
Apoio direto às equipes de Saúde da Família;
Realização de workshops com os municípios;
Priorização de grupos como crianças menores de 1 ano, gestantes, hipertensos, diabéticos e motociclistas;
Ações ampliadas em áreas como cirurgias, saúde animal, oftalmologia e serviços especializados.
O Congresso que contou com a presença do próprio governador Carlos Brandão, reafirmou a importância da Atenção Primária como porta de entrada do SUS e destacou a união entre estado e municípios na construção de uma saúde pública mais eficiente e humanizada.