A Prefeitura de Raposa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), realizou nesta sexta-feira (22), no auditório da Fazendinha Parque Raposa, a XII Conferência Municipal de Saúde. O encontro reuniu autoridades, profissionais da área e a comunidade para debater os avanços já conquistados e os desafios que ainda precisam ser superados na rede municipal de saúde.
Com o tema “Democracia, participação popular e direito à saúde: construindo o Plano Municipal de Saúde 2026-2029 com a voz do povo”, a conferência reforçou o caráter democrático do evento, que busca assegurar que as políticas públicas do setor sejam elaboradas a partir das reais necessidades da população.
Estiveram presentes o prefeito Eudes Barros, o vice-prefeito Márcio Greik, a primeira-dama Cássia Barros, a secretária municipal de Saúde Raidênia Oliveira, a superintendente da Atenção Primária à Saúde Gláucia Rocha e o presidente da Câmara Municipal, vereador João Marcos, além de outros vereadores e secretários municipais. O evento também contou com a participação do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Messias Lisboa, bem como de representantes da sociedade civil, profissionais de saúde e lideranças comunitárias.
O prefeito Eudes Barros ressaltou a importância do encontro e reafirmou o compromisso da gestão com a saúde da população.
“Todos nós sabemos que a Conferência é um espaço muito importante. Aqui nós temos a oportunidade de discutir juntos com a população os caminhos da saúde do nosso município. E eu, com muita alegria e satisfação, anuncio que grandes novidades estão chegando para fortalecer ainda mais a nossa rede de saúde, porque o nosso compromisso é cuidar da nossa gente.”
A secretária de Saúde, Raidênia Oliveira, enfatizou que a conferência é um espaço democrático de diálogo, no qual a participação popular tem papel essencial na definição das prioridades do setor
“O principal objetivo desta conferência é a construção do Plano Municipal de Saúde 2026-2029. Este é o momento de ouvir a comunidade e discutir políticas públicas de forma coletiva, garantindo avanços para Raposa.”
O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Messias Lisboa, destacou a conferência como espaço de construção coletiva.
“Neste ano, temos como protagonista a voz do povo. É a população participando ativamente da elaboração de um documento que vai nortear a saúde do nosso município pelos próximos quatro anos.”
A conferência contou ainda com a participação da enfermeira sanitarista Doralina Marques de Almeida, assessora técnica do COSEMS-MA e auditora do Ministério da Saúde, que ministrou palestra sobre o tema central do encontro.
Texto: Nonato Aguiar
Fotos: Melkias e Charles