A Prefeitura de Raposa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), realizou nesta segunda-feira (17), uma ação alusiva ao Novembro Azul, levando serviços de prevenção, cuidado e acolhimento aos homens do município, no Porto do Braga.

Durante a manhã, os moradores tiveram acesso a atendimentos com clínico geral, nutricionista, psicólogo, avaliação odontológica, testes rápidos, exame de PSA, vacinação, além de massagem e ventosas. A programação contou ainda com palestras e orientações sobre saúde do homem e serviços sociais oferecidos pela Assistência Social, como CadÚnico e emissão da Carteira do Idoso.

A secretária de Saúde, Raidênia Oliveira, destacou a importância da mobilização. “Novembro Azul é o mês de prevenção ao câncer de próstata. Durante todo o mês estaremos com várias atividades voltadas à prevenção nas unidades básicas de saúde. E aqui, no Porto do Braga, que é um local com grande fluxo de homens, estamos realizando uma grande ação para reforçar esse cuidado”.
Para a secretária de Assistência Social, Ednalva Barros, a iniciativa foi mais uma importante parceria em benefício da população masculina.
“Mais uma parceria com a Secretaria de Saúde. Trouxemos os nossos serviços, como a Carteira do Idoso e o Cadastro Único, para melhor atender os homens da nossa população.”
A coordenadora de Atenção à Saúde do Adulto e Idoso da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Claudiana Cordeiro, também explicou o foco da ação neste ano.
“O Novembro Azul de 2025 propõe a prevenção não apenas do câncer de próstata, mas também de acidentes e violências. É importante trabalharmos questões relacionadas às violências e às masculinidades tóxicas.”
O médico Marcos Pacheco, que ministrou uma palestra durante o evento, reforçou a importância da conscientização.
“Além do sistema de saúde, é fundamental que os homens cuidem de si mesmos. Essa ação busca democratizar o conhecimento sobre saúde, nutrição e prática de esportes, incentivando a prevenção e o autocuidado”, enfatizou.

















