Na manhã desta quarta-feira, 19, o prefeito de Icatu, Walace Azevedo, representou a cidade na cerimônia de lançamento do Programa Federal “FNDE Chegando Junto”, a convite do governador Carlos Brandão. O evento, que fortalece a parceria entre Governo Federal, Governo do Estado e municípios, marca um novo ciclo de investimentos na Educação, foi lançado no estado nesta terça-feira (18), no Ximenes Palace, no bairro Turu, em São Luís, em solenidade que contou com a participação do governador Carlos Brandão, e da presidente do FNDE, Fernanda Pacobahyba.
Com a adesão ao programa, Icatu será beneficiada com a retomada das obras das escolas nos povoados Sertãozinho, Jussatuba e Santa Isabel, além da construção de quadras poliesportivas e outras melhorias na infraestrutura educacional.
O prefeito Walace Azevedo destacou a importância desse momento para o município:
“Nosso compromisso é garantir um futuro melhor para nossas crianças e jovens. Com essa parceria, vamos lutar para tirar do papel projetos essenciais para a educação em Icatu. Seguimos trabalhando com seriedade para que os investimentos cheguem a quem mais precisa.”
A participação do gestor no evento reforça o alinhamento de Icatu com políticas públicas que visam o desenvolvimento educacional, proporcionando mais estrutura e qualidade no ensino. O município avança com investimentos que impactam diretamente o aprendizado e o bem-estar dos estudantes.
O projeto FNDE Chegando Junto é uma iniciativa que busca levar, de forma integrada, intensiva e prioritária, todos os programas e ações desenvolvidos pela autarquia federal a determinadas regiões do país, que são selecionadas a partir de critérios e indicadores técnicos que retratam a necessidade de atuação mais específica.
Durante a coletiva de imprensa, o governador Carlos Brandão enfatizou a importância da regularização dessas obras para o avanço da educação no Maranhão:
“Este é um momento crucial para esclarecermos os procedimentos e garantirmos a retomada dessas construções. Temos um grande desafio pela frente: são mais de 700 obras inacabadas na área da educação em nosso estado. Já conseguimos regularizar mais de 300, e agora precisamos unir esforços para avançar nas 400 que ainda estão pendentes.”