Na manhã desta sexta-feira (29), a Câmara Municipal de Raposa promoveu a 18ª Sessão Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da VIII Legislatura. A pauta foi marcada pela leitura, deliberação e apresentação de projetos e requerimentos que reforçam o compromisso do Legislativo com melhorias para a comunidade raposense.
Entre os destaques, esteve o Projeto de Lei nº 023/2025, de autoria da vereadora Rosilene Pereira Teixeira, que dispõe sobre a criação da Casa do Idoso no município, garantindo mais dignidade e cuidado à população idosa.
O Projeto de Lei nº 024/2025, de autoria do Poder Executivo, também entrou em pauta, autorizando Raposa a constituir, juntamente com municípios limítrofes, um Consórcio Intermunicipal ou Termo de Cooperação para atuação conjunta das Guardas Civis Municipais, ampliando a segurança na região.
Outro importante avanço foi a apresentação do Projeto de Lei nº 025/2025, de autoria do vereador Laurivan Uchoa, que dispõe sobre a emissão de laudo permanente para pessoas com deficiência, assegurando mais praticidade e respeito aos cidadãos com necessidades especiais.
Na área de infraestrutura e serviços públicos, o vereador Leomar Pescados apresentou a Indicação nº 026/2025, solicitando à Equatorial a regularização da energia elétrica na comunidade do Pucal, onde a oscilação tem causado frequentes prejuízos. Já no Requerimento nº 134/2025, o parlamentar pediu melhorias na estrada de acesso à Escola Marco Caldas, incluindo patrolamento, piçarramento, desobstrução de valas, drenagem e limpeza.
Leomar também apresentou o Requerimento nº 135/2025, solicitando ao Executivo a contratação de bombeiros civis para atuarem na rede municipal de ensino, garantindo segurança e atendimento de primeiros socorros aos alunos.
Além disso, foram apreciados outros requerimentos importantes, como:
Requerimento nº 136/2025, de autoria do vereador Leomar Pescados, para melhorias nos píeres do Porto do Braga; O de nº 137/2025, do vereador Maçu Aguiar, para pavimentação nas ruas da Carapitanga e Maresia; Requerimentos nº 138 e 139/2025, do vereador Iran Agrela, pedindo a construção de uma praça e de um poço artesiano na Vila Boa Esperança; os de nº 140 e 141/2025, do vereador Ribamar Inácio, para recuperação da Rua 7, no Vila Bom Viver, e construção de uma biblioteca comunitária no Canto; Requerimento nº 142/2025, do vereador Laurivan Uchoa, solicitando a recuperação da passagem molhada na entrada da Rua Newton Belo.
Teve ainda os requerimentos nº 143 e 144/2025, do vereador Daniel Fernandes, pedindo a criação de novos pontos de ônibus e a construção de ciclovia na Raposa e os requerimentos nº 145 e 146/2025, do vereador Magno da Colônia, para implantação de passarela com galeria e pavimentação asfáltica na Vila Talita.
O presidente da Câmara, João Marcos Barros Costa, destacou que a sessão demonstra o empenho dos vereadores em apresentar soluções que dialogam com as principais demandas da população.
Após o encerramento da Sessão Ordinária, os parlamentares se reuniram para uma Sessão Extraordinária e votaram as propostas em caráter de urgência.
“São propostas que envolvem desde infraestrutura e mobilidade até educação, segurança e inclusão social. Isso mostra que a Câmara está atenta ao que o povo de Raposa precisa”, afirmou.
A Câmara Municipal de Raposa segue atuando com a eficiência, transparência e responsabilidade. O objetivo é devolver a confiança da população com princípios que norteiam o Legislativo na construção de uma cidade melhor para todos.