O município de Raposa realizou nesta Quarta-Feira, 27 a abertura da 4ª Jornada Literária, um evento promovido pelo Sesc em parceria com a Prefeitura. A programação reuniu atividades culturais, educativas e artísticas, que envolveram desde crianças até adultos em momentos de aprendizado, lazer e valorização da cultura popular.
A abertura aconteceu na Quadra Poliesportiva Sesc Comunidade, com a presença de autoridades e apresentações culturais. Até o dia 29, a comunidade vai participar de espetáculos teatrais, apresentações musicais, rodas de capoeira, contações de histórias, palestras literárias, oficinas de empreendedorismo, cinema e exposições permanentes.
Entre os destaques: a Mostra Infantojuvenil de Cinema, apresentações de grupos como Xama Teatro, Grupo Improviso, Rebuliço, Grupo Narra(iz), além de performances de escritores e palestrantes de diferentes estados, como Wellington Sabino (MG), Elaine Pasquali Cavion (RS), Michele Coelho e Joizacawpy Muniz Costa (MA).
A cultura local também tem seu espaço com a exposição “Fios da Cultura Popular: a Renda de Bilro de Raposa”, organizada pela Associação das Rendeiras Bilro de Ouro, e a mostra “Os Tambores de São Luís: 50 anos de histórias”, da Casa de Cultura Josué Montello.
Estiveram presentes na abertura, a secretária de Educação de Raposa, Verismar Gomes, a diretora de Programas Sociais do Sesc, Regina Soeiro, e o prefeito Eudes Barros, que ressaltou a importância do evento para o município.
“É um momento muito relevante para Educação do município, para todos os nossos estudantes, pois aqui nesse evento eles têm a oportunidade de participar e conhecer a cultura raposense, a cultura maranhense e também a vida literária de grandes personalidades da história. Há quatro anos realizamos a Jornada Literária, em uma parceria muito importante com a Prefeitura e com o prefeito Eudes. Tanto os nossos estudantes quanto a equipe educacional já ficam na expectativa. Quando esse momento chega é uma alegria, pois eles conhecem o cinema, o teatro e isso eleva o nível das nossas atividades, colocando Raposa como referência na Educação”, comemorou a secretária de Educação, Verismar Gomes.
“É um projeto de incentivo à leitura, valorização do livro e nós estamos realizando esse trabalho em Raposa já há algum tempo. Estamos instalados aqui, temos turmas de formação esportiva durante a semana e nós temos um professor que fica dedicado da Raposa e a jornada literária vem agregar ao município, educação, conhecimentos e oportunidade de desenvolvimento das crianças. Certamente daqui sairão grandes escritores, artistas e a gente sabe que a Cultura e a Educação andam de mãos dadas, então nós aqui no Sesc durante esses quatro dias de Jornada Literária, estaremos trazendo contação de histórias, roda de conversa, palestra, várias programaçoes para escolas do município, oportunizando a todos o contato com a cultura e a literatura”, contou Regina Soeiro.
Já o prefeito Eudes Barros destacou que a 4ª Jornada Literária literária do SESC em parceria com município de Raposa, é um marco da sua gestão.
“Realizamos esse projeto graças a parceria com o SESC e com as secretarias de Educação, Assistência Social e Cultura, envolvendo alunos de todas as idades. Um trabalho que une brincadeiras, literatura e muito conhecimento. Esse projeto vem somar e há quatro anos, firmamos essa parceria trazendo dinâmica, brincadeiras, cinema, arte e cultura com uma forma ampliada de conhecimento para os nossos alunos. Agradecemos a todos e nos sentimos felizes em proporcionar momentos como estes”.